Encontre-nos



Busca

Todos curtem design?



Certa vez li um texto de Luli Radfaher, que dizia "Design está moda, não se discute. Mas será que dá para acreditar em afirmações de que pessoas estão mais atentas à forma das coisas e melhor informadas quanto às tendências de design?".

Gostar das coisas belas é natural, é do ser humano, sua inclinação para o que é belo e sublime remonta aos tempos mais primórdios. Estamos cientes que "gosto não se discute", assim como futebol, política e religião. Mas não é bem isso que vemos nos lançamentos das grandes marcas. O que vemos é uma espécie de ditadura do design, em que um padrão único de estética se impõe como beleza absoluta, como uma regra geral. Quando Radfaher disse que o Design estava na moda, a febre eram os iPods e seus fones de ouvido branco, isso há cerca de 5 anos. Quantos outros fabricantes lançaram imediatamente MP3 players com fones de ouvido na cor branca?

Não basta ser alguém ou algo, ter feito o bem a uma única pessoa ou a toda a sociedade, o que mais importa é se manifestar. A pessoa não existe se não puder contar quem é, o que está fazendo, onde está, com quem está, em 160 caracteres, um check-in, uma foto vintage e por aí vai. E é nesse ambiente que as aparências são fundamentais. O design funciona como um referencial de bom gosto, garantindo que seu dono está sintonizado com o que há de mais atual e avançado, mesmo que seu dono seja um indivíduo cuja conta bancária é exatamente o oposto ao que se inclina o seu bom gosto.

Possui ou portar vários objetos de design funciona, como um importante fator de identidade e sociabilidade. Numa happy hour ou encontro de amigos, um pequeno smartphone, colocado discretamente sobre a mesa, com câmera de 5MP, 3G, GPS integrado, acesso às redes sociais, funciona como um indicador de que seu portador trabalha com mídias sociais, é blogueiro, vloger, ou simplesmente que seu papai tem grana.

Por Wallace Pereira
          

                    Sobre o Autor

Estudante da Graduação Tecnológica em Design Gráfico (Web) na Universidade Castelo Branco. Rubro-negro desde criancinha e entusiasta da social media, escreve em blogs voltados para o humor e entretenimento desde 2007.
Siga-me no Twitter: @tigredemuleta 



3 comentários:

Show o texto Walace. Parabéns. õ/
#aprendi

Tenho bom gosto, mas minha conta bancária não! Desse jeitinho mesmo!! hauhauhauahuahauh....
Quero um tablet 3G e wifi, me dá?!

Luli é ídolo! Muitos aprendizados...

Postar um comentário