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Marketing e Design: fundamentais um ao outro




Por muitas vezes vi existir um abismo paralelo entre esses dois polos importantíssimos da publicidade. O Design por si sempre voltado para a arte e o Marketing para a publicidade, mas ambos com um propósito comum: a comunicação. Seria hipocrisia qualquer teoria existencialista de que o profissional de marketing pudesse obter sucesso em sua campanha sem excelentes identidades visuais do profissional de design e que aquela campanha tenha tido visibilidade para o portfólio do designer sem uma excelente publicidade da equipe de marketing. De acordo com a colunista Lígia Fascioni (2011, Acontecendo Aqui)“Em uma aula sobre concepção gráfica, fui apresentada aos conceitos básicos de design e foi então a ficha despencou sobre a minha cabeça: como é que eu fiz uma pós-graduação de quase dois anos e nunca havia ouvido a palavra design dentro de uma sala de aula? Como, se o profissional de marketing é o sujeito responsável por selecionar e contratar um designer, se é ele quem aprova peças gráficas e manda que se produzam 5 mil folhetos, por exemplo? Como é que um curso de marketing pode prescindir de apresentar os conceitos fundamentais e salientar o papel essencial do design em uma empresa? Como é que uma empresa pode dar certo no século XXI ignorando solenemente o poder do design?”

Marketing e Design são fundamentais para certificar a credibilidade e aceitação de um produto, campanha ou idéia. Não se vende um produto sem publicidade e não faz se publicidade de um produto esteticamente mal desenvolvido, na minha opinião esses dois polos deveriam atuar como uma relação fundamentalista a fim de obter objetivos beneficiários à ambos e não como uma relação de empregador e empregado. É preciso que o conceito Design seja introduzido nas especializações de Marketing para que aquele profissional beneficie-se da aptidão ao design que o Marketing seja igualmente fundamental nas especializações de Design qualificando aquele profissional a possível acompanhamento e desenvolvimento publicitário para reconhecimento do seu trabalho.
Na união entre Marketing e Design não só a indústria se beneficiaria como também a loja de sapatos, um escritório de advocacia, um posto de gasolina, uma ONG, um clube esportivo e um salão de beleza que também precisam de Marketing e Design, mas definitivamente o enriquecimento pessoal adquirido que esses dois profissionais acrescentariam ao seu currículo.

No artigo "Design e Marketing são aliados, não inimigos" Thiago Valenti (2007, WebInsider) ressalta essa importância.
"É fato que o marketeiro (ou profissional de marketing) sabe analisar o mercado, sabe obter dados como ninguém, mas o problema reside exatamente neste ponto. Ele possui os dados, elabora as estratégias de marketing, mas não passa essas informações para o designer.
Estratégias de marketing que envolvem a identidade da empresa como um todo, devem – ou deveriam – envolver também o designer, pois este está ciente dos conceitos da empresa, do valor que a marca possui ou quer atingir, e apenas o designer – friso isso – possui conhecimentos estético-funcionais para opinar sobre o que pode ser feito ou não. Ou, no mínimo, deveria ter.
Não é pretensão do designer querer compartilhar esses conhecimentos, é preocupação com uma série de valores que ele utilizou na hora de desenvolver o seu trabalho. Isso porque o design não se situa abaixo do marketing, fica ao lado, trabalha junto, com o mesmo objetivo, partilhando prós e contras de suas ações."

Apesar de 5 anos depois da publicação do artigo acima, sabemos que essa é a realidade em muitas agências brasileiras nos dias de hoje. Como designer e fã de marketing trabalho para que essa desnecessária "indisposição" entre os profissionais da área venha mudar em um futuro próximo, cabendo este artigo redigido em forma de "protesto" por mim apenas ao passado.

Por Monique Corrêa
          
                    Sobre o Autor
Geek, carioca, 22 anos, estudante de Design Gráfico pela UCB-RJ, apaixonada por música, café, design, tecnologia e maior defensora dos direitos do android!
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