Encontre-nos



Busca

REDES SOCIAIS: QUANTIDADE X QUALIDADE


As empresas estão cada vez mais preocupadas em entrar nas redes sociais. Com isso, também surge a ansiedade de atingir um grande número de seguidores. Mas até que ponto esses fãs estão realmente acompanhando as novidades da marca e interagindo com ela? Como conquistar um público engajado? O que é mais importante: número de seguidores ou de interações?

Diego Gadens dos Santos: “A audiência e engajamento devem andar lado a lado”.De acordo com Diego Gadens dos Santos, sócio-diretor de desenvolvimento da Social Adrenaline, a audiência e engajamento devem andar lado a lado. “Ambos os quesitos devem permear os perfis sociais dos clientes para potencializar ainda mais os resultados. A regra básica é a relevância. Se você conquistar sua audiência com algo relevante para eles, os usuários irão comentar, curtir e retuítar”, afirma. 

Já para Gabriel Minoru Ishida, formado em midialogia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e profissional de business intelligence, essa questão depende da estratégia planejada e dos objetivos traçados. “Se é uma marca ou produto novo e precisa que o público o conheça (awareness), o volume de seguidores é importante, juntamente com ações que disseminem a marca/produto pelas redes. Mas se a estratégia é gerar relacionamento, servir de canal de interação entre marca e público, a qualidade das interações é o mais importante”,pondera.


Para Gabriel Minoru Ishida, é importante entender o comportamento do público-alvo nas redes sociais.Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, pontua, por sua vez, que é impossível não correlacionar audiência e engajamento. “O conteúdo relevante atrai novos seguidores e ganha curtidas. Empresas que entram nas redes apenas para se fazerem presentes – seja através de um perfil aberto ou focada nos resultados financeiros diretos - certamente não conseguirão gerar a principal condição que move as redes sociais, que é o relacionamento”, alerta.

“Ter seguidores e fãs qualificados e engajados faz muita diferença e traz resultados totalmente diferentes de canais que utilizam formas de incentivo artificiais para seguidores”, opina Andre Ribeiro, diretor de operações da IZZE Digital.

Conquistando seguidores engajados

Santos acredita que é preciso garantir que os usuários e as empresas se comuniquem e interajam através de um objetivo em comum.


“Empresas que entram nas redes apenas para se fazerem presentes certamente não conseguirão gerar relacionamento”, afirma Elizangela Grigoletti.Na opinião de Ishida, o principal caminho épersonificar a marca na vida das pessoas “É importante que o público veja que a marca está ali não apenas para te convencer a comprar, mas também para te ajudar no dia a dia. Sendo assim, acho que, em redes sociais, o que vale bastante é a marca publicar conteúdo que seja útil e interessante para seu público-alvo. Assim, as pessoas vão perceber um valor diferenciado e o engajamento vai ocorrer naturalmente”, recomenda.

“Claro que há inúmeras variáveis como posicionamento da marca, produtos vendidos, público-alvo, enfim, que devem ser consideradas, mas ações inovadoras, conteúdo de qualidade, recíproca de interação e demonstração de envolvimento com esse público, é a receita básica para uma boa atuação nas redes. Avaliando as redes adequadas para a marca, o volume ideal de postagens, a linguagem apropriada, conteúdo mais relevante e de interesse desse público e claro, metas e objetivos dessa atuação - sempre ter claro em mente o que a empresa espera através desse canal”, argumenta Elizangela.

O planejamento desempenha um papel importante para conseguir fãs engajados. “Ele é fundamental para qualquer processo. O importante é buscar entender a fundo o problema do cliente. A essência do job muitas vezes pode ser traduzida em uma frase. Com isso bem definido, e tendo o pensamento de que nas mídias sociais as relações são baseadas em relevância, o sucesso de suas estratégias está garantido”, explica o sócio-diretor de desenvolvimento da Social Adrenaline.


Andre Ribeiro: “O planejamento permite alcançar o consumidor com mensagens relevantes”.Ishida destaca que é importante entender o comportamento do público-alvo nas redes sociais, coletando dados e informações sobre ele e verificando quais perfis de pessoas podem contribuir para disseminar e engajar a audiência com a marca. “Assim, se pode pensar em criar relacionamento com esses perfis e, consequentemente, criar defensores da marca nas redes sociais”, expõe.

Na opinião de Ribeiro, o planejamento permite alcançar o consumidor com mensagens relevantes, sazonais, que possam agregar valor à presença da marca nos canais digitais. “É importante lembrar que quando um usuário decide acompanhar uma marca, ele busca receber informações sobre ela, porém, na maioria das vezes ele está acessível a demais conteúdos. Se apropriar da possibilidade de ser referência em seu segmento é um ativo importantíssimo”, destaca.

0 comentários:

Postar um comentário